CIM da Lezíria do Tejo vai oferecer ventiladores ao Hospital de Santarém

Municípios criaram fundo de 270 mil euros para adquirir equipamento médico e também material de protecção individual.

Um fundo de 270 mil euros foi criado pelo Conselho Intermunicipal da Lezíria do Tejo para combater a pandemia de Covid-19 e constituir uma “reserva estratégica”, nomeadamente para a aquisição de material médico e de protecção individual.

Em comunicado divulgado na segunda-feira, 30 de Março, é referido que a constituição do fundo foi decidida na reunião do Conselho Intermunicipal da Lezíria do Tejo realizada na quinta-feira anterior, pretendendo-se constituir “uma reserva estratégica de apoio aos municípios e região” de máscaras e fatos de protecção individual.

Grande parte do fundo, cerca de 225 mil euros, visa apoiar a aquisição de material médico para o Hospital Distrital de Santarém, designadamente a compra de nove ventiladores para reforço dos que vão ser adquiridos por aquela unidade de saúde, lê-se na nota.

Por outro lado, foi deliberado dedicar o Laboratório Móvel do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo à fabricação de máscaras de protecção, que serão oferecidas ao hospital distrital, e serão adquiridos os materiais necessários para “o bom funcionamento da impressora 3D”.

A nota adianta que todos os municípios estão a implementar medidas para combater o surto de covid-19, entre as quais relacionadas com a componente económica das famílias, e irão continuar a desinfecção de espaços de utilização pública, principalmente dos locais de maior afluência, como supermercados, bombas de combustível, bancos e multibancos, correios, centros de saúde e contentores de lixo.

Além disso, em resposta a pedidos dos agrupamentos de centros de saúde, as autarquias vão tentar encontrar voluntários para assistentes operacionais que possam fazer tarefas nas unidades de saúde que vão começar a realizar testes à doença covid-19.

Os municípios da Lezíria do Tejo apelam para que se intensifiquem os testes ao novo coronavírus na região, em especial aos funcionários e utentes dos lares de idosos, manifestando-se disponíveis para colaborar, “desde que haja sempre o envolvimento da administração de saúde”.

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo é constituída pelos municípios de Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.

Fonte: O Mirante